Mundo

Secretário americano diz que 'chegou a hora' de concluir acordo nuclear

As negociações de Viena foram retomadas formalmente há nove dias

Agência France-Presse
postado em 05/07/2015 13:10
O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou neste domingo que "chegou a hora" de concluir as negociações sobre o programa nuclear iraniano, indicando, porém, que as conversações seguem abertas, em um comunicado à imprensa em Viena.

"Chegou a hora de ver se podemos ou não chegar a um acordo", disse Kerry, acrescentando que as negociações ainda poderiam caminhar "para um lado ou outro". "Nos últimos dias, fizemos progressos genuínos, mas quero ser absolutamente claro com todos, não estamos onde deveríamos estar com relação a várias das questões mais difíceis", acrescentou Kerry, que realizou três reuniões neste domingo com seu colega iraniano Mohammad Javad Zarif.

As negociações de Viena foram retomadas formalmente há nove dias."Esperamos ter um acordo justo (...) e sair de cabeça erguida para mostrar ao mundo que os países podem se entender (...) mas ainda temos problemas difíceis a resolver", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

"Se decisões difíceis forem tomadas rapidamente nos próximos dias, poderemos chegar a um acordo nesta semana. Se isso não acontecer, não alcançaremos o prazo", acrescentou.

Os negociadores têm, teoricamente, até 7 de julho para chegar a um acordo. Os outros ministros do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França e Alemanha) são esperados esta tarde na capital austríaca.

O Irã e 5%2b1 tentam resolver há meses a questão nuclear iraniana, um dos temas internacionais mais complexos e mais sensíveis de todos.

Nos temos do acordo procurado, Teerã concordaria em reduzir e color sob controle internacional seu programa nuclear, em troca de um levantamento das sanções que estrangulam sua economia há uma década.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação