Mundo

Buenos Aires escolhe novo prefeito em dia sem incidentes

O resultado parcial da votação, que se encerra às 18h00 (Brasília), é estimado para a madrugada de domingo

Agência France-Presse
postado em 05/07/2015 14:26
A capital argentina elege neste domingo (5/7) seu prefeito em uma votação a três meses das presidenciais que se desenvolve sem incidentes, em um distrito chave onde a direita busca manter sua fortaleza política que, segundo pesquisas, se definirá em um turno.

A votação começou às 8h locais e se desenvolve com normalidade nos 811 estabelecimentos onde 2,5 milhões de pessoas estão habilitadas a votar, informou em um comunicado o Tribunal Superior de Justiça da capital.

O kirchnerismo que governa a Argentina e que nunca conseguiu conquistar o voto conservador de Buenos Aires, sonha em entrar no segundo turno de 19 de julho, uma ilusão de acordo com as pesquisas que o classificam em um distante terceiro lugar.

O prefeito atual Mauricio Macri (Proposta Republica, direita) espera um contundente respaldo nas urnas a seu candidato Horacio Rodríguez Larreta (49 anos), primeiro nas pesquisas, para fortalecer sua candidatura a presidente.

O atual prefeito portenho admitiu na terça-feira que Rodríguez Larreta não alcançará 50% necessário para eleger-se neste domingo, mas confia que resultará um grande vencedor em uma eleição com qualquer candidato.

As pesquisas indicam o economista Martín Lousteau (44) como seu principal rival em uma eventual segunda rodada eleitoral.

Lousteau, ex-ministro da Economia de Cristina Kirchner tornando-se depois opositor, é o candidato de uma coalizão de direita moderada (Energia Cidadã Organizada, ECO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação