Mundo

Estado Islâmico ataca localidade síria tomada recentemente pelos curdos

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou que os jihadistas conseguiram controlar novamente Ain Isa e várias aldeias da região

Agência France-Presse
postado em 06/07/2015 11:49
Beirute, Líbano - Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) atacaram nesta segunda-feira (6/7) uma localidade do norte da Síria, de onde foram expulsos há 10 dias pelos curdos e rebeldes árabes, informou um porta-voz curdo. "O EI iniciou uma vasta ofensiva ao amanhecer e conseguiu entrar em Ain Isa. Os combates continuam na zona sul da cidade para tentar expulsá-los", disse Redur Jalil, porta-voz das Unidades de Proteção do Povo Curdo.

Ain Isa fica 55 km ao norte de Raqa, cidade que é reduto do EI. A localidade foi tomada em 23 de junho por uma coalizão de forças curdas e de rebeldes árabes, pouco depois de sua conquista da cidade fronteiriça de Tall Abyad em 16 de junho.

[SAIBAMAIS]O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou que os jihadistas conseguiram controlar novamente Ain Isa e várias aldeias da região. Segundo o OSDH, o EI iniciou recentemente contra-ataques nas províncias de Raqa e na limítrofe de Hasake. As forças curdas e os rebeldes confirmaram que o EI iniciou uma grande contraofensiva nas duas províncias, mas negaram que Ain Isa tenha caído nas mãos dos jihadistas.



A queda de Tall Abyad representou um grande revés para o EI, que utilizava a localidade perto da fronteira para transportar armas e combatentes a partir da Turquia. As forças de combate aos jihadistas prosseguiram com a ofensiva para assumir o controle de Ain Isa e uma antiga base militar do exército sírio ocupada pelo EI.

Sem aceitar a derrota, o grupo extremista executou nas últimas semanas vários contra-ataques na direção dos curdos, principalmente em Kobane, localidade na fronteira da qual o EI, após quatro meses de combates, foi expulso pelos curdos apoiados pelas forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos, que bombardeia os jihadistas na Síria e no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação