Mundo

Senado da Carolina do Sul aprova retirada da bandeira confederada

A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Representantes, em meio a inúmeros pedidos da população para que a bandeira seja retirada

Agência France-Presse
postado em 06/07/2015 20:02
Os senadores da Carolina do Sul aprovaram por 37 votos a favor e 3 contra a retirada da bandeira confederada hasteada na sede congresso local, que é vista como provocação e símbolo de ódio depois do massacre de Charleston.

A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Representantes, em meio a inúmeros pedidos da população para que a bandeira seja retirada.

Leia mais notícias em Mundo

"É a coisa certa para se fazer", declarou o senador estadual democrata Vincent Sheheen, depois da votação realizada na capital Columbia, onde o legislativo é dominado pelos republicados.

Por quinze anos, a bandeira que era usada pelo exército do sul escravagista durante a guerra de secessão, no século XIX, vem sendo hasteada em frente ao capitólio local, para recordar os Confederados.

Muitos apelos surgiram para que seja retirada depois do massacre do 17 de junho, quando um jovem supremacista branco, Dylann Roof, abriu fogo em uma igreja e matou nove afro-americanos.

Roof, de 21 anos, aparece em várias fotos na internet ostentando a bandeira confederada.

A governadora da Carolina do Sul, uma republicana apoiada pelo Tea Party, defendeu a retirada da bandeira no congresso local logo após o massacre.

Pela lei, contudo, a decisão final é do poder legislativo, que deve colocar um ponto final no assunto até o fim desta semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação