Mundo

Papa diz que Igreja não é mãe que reclama, nem sogra que vigia

Agência France-Presse
postado em 06/07/2015 20:48
Na sua primeira missa campal no Equador, o papa Francisco dedicou uma longa homilia aos problemas da família, e arrancou sorridos ao afirmar que a Igreja não é uma mãe que "reclama", nem uma "sogra" que se regozija pelos erros alheios.

O sumo pontífice usou esta metáfora para descrever a disposição da Igreja para atender os problemas enfrentados pelas família ao invés de culpá-las.

"Maria (Nossa Senhora) não é uma mãe reclamadora, e tampouco uma sogra que vigia para se regozijar com as nossas imperícias, erros e momentos de desatenção. Maria é simplesmente uma mãe. Ela está aí, atenta e solícita", afirmou.

O Papa insistiu sobre a importância deste trecho do sermão, ao pedir para que seja repetido em coro pelas centenas de milhares de fieis que o escutavam no Parque Los Samanes, em Guayaquil.

Para embasar o sermão sobre crises de família, Francisco citou as Bodas de Caná, trecho do evangelho que relata o primeiro milagre de Jesus, quando transformou água em vinho depois de Maria mostrar preocupação pela bebida ter acabado na festa.

"As bodas de Caná se repetem a cada geração, com cada família, com cada um de nós, e nossas tentativas para fazer com que nosso coração consiga alcançar amores duradouros, fecundos e alegres", enfatizou.

"No seio da família, ninguém é descartado, aprende-se a dominar a agressividade e voracidade e a pedir perdão quando causamos algum dano", completou.

A primeira missa da viagem de sete dias do Papa de 78 anos à América do Sul aconteceu na presença de 800.000 fieis, de acordo com o balanço do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação