Mundo

El Salvador e EUA cogitam impulsionar plano para frear migração

Representantes dos dois países se encontraram para discutir "temas importantes relacionados à segurança, governabilidade e prosperidade econômica"

Agência France-Presse
postado em 07/07/2015 19:59
O conselheiro do Departamento de Estado americano, Thomas Shannon, e o presidente salvadorenho, Salvador Sánchez Cerén, avaliaram nesta terça-feira (7/7) ações que permitam impulsionar um plano de desenvolvimento regional para frear a migração ilegal.

Na reunião, foram abordados "temas importantes relacionados à segurança, governabilidade e prosperidade econômica, com perspectivas embasadas no plano Aliança para a Prosperidade", que beneficia também Guatemala e Honduras, explicou a Casa Presidencial de El Salvador num comunicado.

Leia mais notícias em Mundo

A Aliança para a Prosperidade é uma iniciativa para coibir a pobreza e a violência, que levam centenas de pessoas dos três países a migrar para os Estados Unidos.

Depois do forte aumento da chegada de menores centro-americanos não acompanhados ao território americano, os três países formularam um projeto junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para cortar o ciclo de violência e falta de oportunidades que impulsam as migrações.

A proposta obteve o aval pelo governo americano, que pediu para que congresso libere um bilhão de dólares de ajuda à Aliança para a Prosperidade.

Contudo, a maioria dos Republicanos, que controlam o congresso, mostraram-se relutantes em aprovar esta verba.

O presidente Barack Obama disse ao Congresso que melhoras na educação e no emprego desses países contribuirá mais para frear o fluxo migratório do que muros ou patrulhas nas fronteiras.

Depois da visita a Es Salvador, Shannon, que foi embaixador dos Estados Unidos no Brasil de 2009 a 2013, viajará a Honduras e Guatemala para abordar os mesmos assuntos com os chefes de Estados de ambos os países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação