Mundo

Assad acompanha oração do fim do Ramadã em mesquita de Damasco

O chefe de Estado faz raras aparições em público desde o início do conflito com rebeldes, há mais de quatro anos

Agência France-Presse
postado em 17/07/2015 08:28
Damasco, Síria - O presidente sírio, Bashar al-Assad, acompanhou nesta sexta-feira (17/7) a oração do Eid Al-Fitr, a festa do fim do jejum muçulmano do Ramadã, em uma mesquita em Damasco, informou a agência oficial Sana. O chefe de Estado, cujas tropas combatem os rebeldes sírios e o grupo jihadista Estado Islâmico, faz raras aparições em público desde o início do conflito, há mais de quatro anos.

Assad se dirigiu à mesquita de Al-Hamad, no bairro de Muhajirin, a noroeste da capital síria, na presença de "funcionários de alto escalão do partido (Baath, no poder) e do Estado", segundo a agência, que tuitou uma foto na qual o dirigente aparece sorrindo cercado por líderes religiosos.



Em seu sermão, o imã da mesquita, o xeque Mohamad Sharif al-Sawad, "rezou a Deus para que preserve a Síria, seu líder, seu exército e seu povo, e que conquistem a vitória sobre seus inimigos". "O exército sírio seguirá defendendo a pátria", acrescentou, segundo a agência.

O regime considera seus inimigos como terroristas a mando de países estrangeiros, sem distinguir entre ativistas pacíficos, rebeldes e jihadistas. Mais de 230 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, e milhares precisaram fugir do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação