Mundo

Homenagem às vítimas do voo MH17 que caiu na Ucrânia há um ano

Agência France-Presse
postado em 17/07/2015 11:20
Haia, Holanda - Familiares das vítimas do Boeing 777 da Malaysia Airlines derrubado há um ano no leste da Ucrânia lembraram nesta sexta-feira (17/7) o primeiro aniversário da tragédia em vários países, enquanto crescem as vozes que pedem que um tribunal da ONU julgue os responsáveis. Todos os passageiros e a tripulação do voo - em sua maioria holandeses - morreram em 17 de julho de 2013, quando a aeronave malaia foi derrubada em seu trajeto de Amsterdã a Kuala Lumpur.

Neste primeiro aniversário, Londres se mostrou favorável à criação de um tribunal internacional encarregado de julgar os responsáveis pela catástrofe, que ainda são desconhecidos. "A justiça deve ser feita (...) Isso requer um tribunal internacional, apoiado em uma resolução vinculante para os Estados membros da ONU com o objetivo de perseguir os responsáveis", declarou o ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond.

[SAIBAMAIS]Pouco depois do acidente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou a resolução 2166, que convocava os responsáveis por esta tragédia a se responsabilizar e pedia a plena cooperação de todos os Estados. Malásia, Holanda e outros países se mostraram favoráveis à criação de um tribunal sob a égide das Nações Unidas, mas a Rússia, membro permanente do Conselho de Segurança com direito a veto, rejeitou esta opção.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, cujo país também é partidário de um tribunal especial, classificou nesta sexta-feira de dever moral punir os assassinos que derrubaram o avião.



Lembrando os mortos
Na Holanda, as bandeiras ondeavam a meio mastro. Cerca de 2.000 parentes e amigos das vítimas se reuniram em uma cerimônia privada no centro do país para lembrar as vítimas. "Ainda penso nisso todos os dias", afirmou o primeiro-ministro Mark Rutte à imprensa. Em Camberra foi realizado um ato de comemoração nacional no qual o chefe de governo, Tony Abbott, inaugurou uma placa aos mortos, entre os quais havia 38 australianos.

O australiano Paul Guard, que perdeu seus pais Roger e Jill, viajou até a capital australiana com outros nove membros de sua família. "Será um dia difícil, mas esperamos que seja útil para o processo de luto", disse aos jornalistas antes da cerimônia. Os familiares das vítimas malaias também participaram na semana passada de outro ato comemorativo em Kuala Lumpur, e pediram justiça e respostas pelo desastre.

Quem é o responsável
Enquanto as famílias das vítimas da tragédia mantêm seu luto, as autoridades seguem buscando os responsáveis para levá-los à justiça. Alguns familiares dos passageiros mortos abriram um processo nos Estados Unidos contra o ex-chefe separatista russo Igor Strelkov, a quem acusam de ter derrubado o avião. A parte civil reclama a indenização no valor de 850 milhões de dólares desse ex-coronel do FSB (ex-KGB) e líder da maior parte das forças separatistas durante os primeiros meses de conflito em Kiev, e que foi destituído de seu cargo em agosto de de 2014.

Kiev e os países ocidentais suspeitam que os separatistas utilizaram um míssil terra-ar BUK, fornecido pela Rússia, para derrubar o avião. Moscou sempre desmentiu estar envolvido no ocorrido e acusou os militares ucranianos. Atualmente, "a questão mais importante (...) é: Quem é o responsável?", declarou à AFP Dennis Schouten, presidente da Fundação da Catástrofe Aérea do MH17, criada no ano passado para representar as famílias das vítimas. Neste contexto, o jornal australiano Sydney Daily Telegraph divulgou um vídeo nesta sexta-feira que mostra, supostamente, o saque dos objetos pessoais dos passageiros por parte de rebeldes pró-russos.

Segundo o jornal, estas imagens, obtidas nesta semana, saíram clandestinamente da base dos rebeldes em Donetsk e foram filmadas pelos próprios separatistas, que pensavam ter abatido um avião de combate do exército ucraniano. "Sem dúvida, (o vídeo) é coerente com as informações dos serviços de inteligência que recebemos há 12 meses. O voo MH17 da Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil terra-ar", indicou a chefe da diplomacia australiana, Julie Bishop, que não pôde verificar a autenticidade do vídeo.

O Escritório holandês de Investigação para a Segurança (OVV) deve apresentar seu relatório final, muito esperado, sobre as causas da tragédia durante a primeira semana de outubro, mas ressaltou que não identificará os responsáveis. Neste sentido, uma equipe de investigação composta por especialistas australianos, belgas, holandeses, malaios e ucranianos mantém aberta uma investigação judicial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação