Mundo

Árvore genealógica de Obama revela curiosidades sobre a vida do presidente

Obama viaja pela primeira vez como presidente ao país de origem da família

Agência France-Presse
postado em 23/07/2015 12:55
Nairóbi, Quênia - Barack Obama viaja nesta quinta-feira (23/7) para a pátria de seus ancestrais, onde ainda vivem alguns de seus familiares, em sua primeira viagem ao Quênia desde que foi eleito presidente americano, em 2008.

Obama, uma história queniana

[SAIBAMAIS]Hussein Onyango Obama, o avô do presidente, nasceu em Kendu Bay, no oeste do Quênia, em 1895. Converteu-se ao Islã, passou a se chamar Hussein e trabalhou como mensageiro no exército britânico colonial na Primeira Guerra Mundial e como cozinheiro de um oficial britânico durante a Segunda.

Seu filho, o pai do presidente americano, também chamado de Barack Obama, nasceu em 1936, fruto do segundo matrimônio de Hussein, com Akumu. Hussein se casou com uma terceira esposa, Sarah Onyango Obama, atualmente a matriarca da família e a quem o presidente chama de avó, apesar de não ter laços de sangue.



Quando era jovem, e o Quênia lutava por sua independência, Obama pai conseguiu uma bolsa para estudar no Havaí, onde conheceu e se casou pela segunda vez com a mãe do futuro presidente americano, Ann Dunham. O casamento não durou e eles se separaram após o nascimento do filho, com quem esteve apenas uma vez, quando ele tinha 10 anos, no Havaí.

Ao retornar ao Quênia, Barack pai teve outros dois filhos com outra americana, Ruth Baker, de quem também se divorciou. Meses antes de sua morte, em um acidente de trânsito em 1982 em Nairóbi, a capital do Quênia, teve mais um filho, George, com sua quarta esposa, Jael Otieno.

Raízes quenianas

Sarah Onyango Obama, terceira esposa do avô de Obama - Nascida em 1921, é a mais idosa do clã Obama. Os quenianos a chamam de "Mama Sarah" e ela vive em Kogelo, um pequeno povoado do oeste do Quênia.

Said Obama, meio-irmão de seu pai - Nascido em 1965, filho de Sarah e Hussein, tem uma loja e um cibercafé em Kisumu (oeste) e se converteu em porta-voz da família queniana de Obama.

Yussuf Obama, meio-irmão de seu pai - Nasceu nos anos 1950, fruto da união entre Sarah e Hussein. Sabe-se muito pouco de sua vida e trabalho, mas acredita-se que vive em Kisumu.

Malik Obama, meio-irmão - Nasceu em 1958 e é filho de Kezia Obama, a primeira esposa de Barack pai. Criou a fundação Barack. H. Obama em homenagem ao seu pai e tentou em vão entrar na política no Quênia em 2013. Vive em Kisumu.

Auma Obama, meia-irmã - Nascida em 1960, filha de Kezia e Barack pai, dirige uma associação beneficente e escreveu suas memórias em 2012, intituladas "And Then Life Happens". Vive em Nairóbi.

Abo Obama, meio-irmão - Nasceu em 1968 e é filho de Kezia e Barack pai. Administra uma loja na capital.

Bernard Obama, meio-irmão - Nascido em 1970, filho de Kezia e Barack pai, possui uma empresa em Nairóbi.

George Obama, meio-irmão - Nasceu em 1982 e é filho de Jael Otieno, a última esposa de Barack pai. Em 2010 publicou uma autobiografia intitulada "Homeland: An Extraordinary Story of Hope and Survival". Vive no oeste do Quênia.

Outros familiares

Kezia Obama, madrasta - Nasceu por volta de 1940 e foi a primeira esposa de Barack pai, com quem teve quatro filhos. Há anos vive no Reino Unido e tem nacionalidade britânica desde 2011.

Ruth Ndesandjo, madrasta - Nascida por volta de 1940, esta americana é a terceira esposa de Barack pai. Ele a conheceu durante seus estudos em Harvard, depois de ter se separado da mãe de Obama. Posteriormente se casou com um tanzaniano e vive em Nairóbi.

Jael Otieno, madrasta - Não se sabe quando nasceu. É a quarta esposa de Barack pai, com quem teve um filho. Vive nos Estados Unidos.

Mark Ndesandjo, meio-irmão - Mark nasceu em 1965, fruto da união entre Ruth e Barack pai. É pianista. Em 2014 escreveu suas memórias "An Obama;s Journey: My Odyssey of Self-Discovery Across Three Cultures". Adotou o sobrenome de seu padrasto tanzaniano e vive na China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação