Mundo

Cidade americana testa tinta que "devolve" xixi feito em muros públicos

Iniciativa do governo de San Francisco, nos EUA, tem objetivo de coibir o mau-cheiro causado pela urina nas ruas da cidade. Tática funcionou em Hamburgo, na Alemanha

postado em 28/07/2015 18:35

Projeto de tinta que


Quem costuma urinar nas ruas de San Francisco, na Califórnia (EUA), agora tem de tomar cuidado para não ser punido com o próprio xixi. Isso porque o governo da cidade pintou muros públicos, em áreas onde este hábito tem sido um problema, com tinta que rebate o líquido e pode molhar os sapatos e as calças dos mal-educados.

A urina nas ruas é um problema constante na cidade, apesar de uma lei implantada em 2002 proibir a prática e punir os ;mijões; em até 500 dólares (R$ 1,7 mil). Segundo informações do San Francisco Chronicle, esta é a iniciativa mais recente para tentar coibir o costume.

"Estamos testando essa tinta para ver se podemos desencorajar as pessoas a fazerem xixi em muitos dos nossos pontos mais movimentados", disse o diretor de Obras Públicas de San Francisco, Mohammed Nuru, ao jornal americano. "Ninguém quer sentir o cheiro de urina. Estamos tentando coisas diferentes para tentar fazer com que San Francisco tenha um cheiro agradável", completou.

O diretor acrescentou que a tática de prevenção de xixi deve ajudar a conter os foliões de fim de noite e moradores de rua que usam os muros da cidade.

Outros testes
A Ultra-Ever Dry, tinta utilizada em muros de San Francisco, já foi testada em ruas de Hamburgo, na Alemanha (veja no vídeo abaixo), e automóveis ; que prometem auto-lavagem. No país europeu, o projeto alcançou o objetivo e inspirou o governo da cidade americana a adotá-lo.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação