Mundo

Premiê convocará eleições na Grécia se não recuperar maioria parlamentar

O apoio parlamentar é essencial para que as novas medidas econômicas sejam aprovadas

Agência France-Presse
postado em 29/07/2015 09:23
O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras declarou nesta quarta-feira que convocará eleições legislativas antecipadas se não recuperar a maioria parlamentar perdida nas últimas votações sobre as reformas exigidas pelos credores do país. "Se não tivermos maioria parlamentar, nos veremos obrigados a convocar eleições antecipadas", afirmou Tsipras em entrevista à rádio "Sto Kokkino". O premiê espera convencer os deputados de seu partido, Syriza, que se opõem ao acordo assinado com os credores que o apoiem novamente para realizar as próximas medidas do plano de ajuste.

[SAIBAMAIS]A Grécia recebeu na segunda-feira os representantes de seus credores, com os quais começou a negociar um terceiro plano de resgate para o país. A relação entre as duas partes é tensa. Prova disso foram os anúncios divergentes sobre quando as negociações começariam. Atenas está pressionada por seus credores, a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE). Até 20 de agosto, eles devem fechar o terceiro plano de resgate, estimado entre 82 e 86 bilhões de euros, conforme firmado na cúpula europeia de 12 e 13 de julho.



Com os cofres vazios, a Grécia espera receber antes dessa data um primeiro pagamento de mais de 3 bilhões de euros ao BCE em 20 de agosto. Isso implica definir em apenas três semanas as reformas prioritárias a serem executadas, fixar o calendário de pagamentos, encontrar um acordo sobre os objetivos fiscais da Grécia, obter a aprovação das três instituições credoras e de vários políticos que devem se pronunciar, além de submeter ao Parlamento grego as decisões adotadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação