Mundo

Boko Haram: Nigéria diz ter libertado mais de 50 mulheres e crianças reféns

Mallam Goni Modu, um dos idosos libertados perto de Konduga, disse a repórteres que foi sequestrado pelos insurgentes em sua fazenda na semana passada

Agência France-Presse
postado em 30/07/2015 14:30
Maiduguri - O exército nigeriano anunciou nesta quinta-feira ter libertado 59 reféns do Boko Haram, incluindo 29 mulheres e 25 crianças, durante uma nova operação militar contra o grupo islâmico em várias localidades do estado de Borno, no nordeste do país.

"Resgatamos 59 civis mantidos em cativeiro pelos terroristas, incluindo 25 crianças, 29 mulheres e cinco homens idosos", declarou o coronel Tukur Gusau, porta-voz do exército, numa conferência de imprensa em Maiduguri, a capital do estado de Borno.



"Alguns terroristas foram mortos" durante a operação realizada na quarta-feira em "dois acampamentos" perto de Konduga, cerca de 40 quilômetros ao sul de Maiduguri, especificou. Os cativos libertados serão levados aos serviços de emergência, indicou.

O exército nigeriano anunciou ter libertado centenas de mulheres e crianças reféns do Boko Haram nos últimos meses, especialmente na floresta de Sambisa, um dos redutos históricos do grupo islamita agora afiliado a organização jihadista do Estado Islâmico (EI).

No início desta semana, o exército afirmou ter libertado 30 pessoas, incluindo 21 crianças e sete mulheres, em Dikwa, 90 km a leste de Maiduguri.

Mallam Goni Modu, um dos idosos libertados perto de Konduga, disse a repórteres que foi sequestrado pelos insurgentes em sua fazenda na semana passada. "Os terroristas vieram em grande número para nos sequestrar enquanto trabalhávamos no campo, na nossa aldeia na semana passada", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação