Mundo

Número gravado em destroço confirma que aeronave era um Boeing 777

Malásia diz que mistério de voo MH370 está perto de ser resolvido

Agência France-Presse
postado em 31/07/2015 09:11
Saint-André, França - Os funcionários australianos responsáveis pela busca do Boeing 777 desaparecido em março de 2014 disseram nesta sexta-feira (31/7) estar cada vez mais convencidos de que o fragmento de asa encontrado na ilha francesa de Reunião pertence ao avião. A peça de dois metros de comprimento, encontrada na quarta-feira, será enviada nesta sexta-feira a um laboratório de análises perto da cidade francesa de Toulouse (sudoeste), para ser estudada na próxima semana, segundo uma fonte francesa próxima à investigação.

Restos de um aviao foram encontrados na quarta-feira (29/7) no Oceano Índico

Os investigadores esperam poder resolver, por fim, o mistério que cerca o desaparecimento do voo MH370 da companhia Malaysia Airlines, que desapareceu há 16 meses com 239 pessoas a bordo, entre elas 153 chineses. O diretor do Escritório Australiano de Segurança no Transporte afirmou nesta sexta-feira que as últimas dúvidas serão resolvidas "nas próximas 24 horas". "Estamos cada vez mais convencidos de que os restos são os do MH370", declarou Martin Dolan à AFP.

O vice-ministro malaio dos Transportes, Abdul Aziz Kaprawi, afirmou, por sua vez, que um número parcial no fragmento de asa "confirma que procede de um avião Boeing 777". "Acredito que nos aproximamos da solução do mistério do MH370. Esta pode ser uma prova convincente de que o MH370 afundou no oceano Índico", disse. Vários especialistas consideram que, dada sua aparência, a peça pode ser um flaperon, uma parte das asas do avião que os pilotos acionam na decolagem e no pouso. Os destroços foram encontrados 4.000 km a oeste da região onde os investigadores pensavam que o Boeing 777 havia caído.

[SAIBAMAIS]Segundo o oceanógrafo francês Joel Sudre, os fragmentos da aeronave podem ter sido arrastados pela Corrente Equatorial do Sul do oeste da Austrália até Reunião. Se esta hipótese for confirmada, imagens por satélite desta corrente marítima pouco profunda podem permitir localizar em alguns dias a zona do acidente.



Garrafas asiáticas
O ministro australiano dos Transportes, Warren Truss, mostrou-se, por sua vez, menos otimista e considerou quase impossível encontrar os destroços do avião a partir do fragmento achado devido "aos caprichos das correntes". Dezenas de curiosos e jornalistas se dirigiram nesta sexta-feira à praia onde uma associação encarregada de limpar o litoral encontrou o pedaço da asa, segundo uma repórter da AFP. O mar depositou nesta semana outros resíduos neste mesmo local.

Após a descoberta de um pedaço de mala marrom na quinta-feira, os agentes da brigada de transportes aéreos da gendarmaria francesa recuperaram duas garrafas de origem asiática: uma de detergente na qual é possível ler "Jacarta Indonésia" e outra de água mineral com ideogramas. "Vim ver as equipes de limpeza nesta manhã e encontrei esta garrafa (de detergente)", contou Philippe Sidam, presidente da associação 3E. "Pensei que poderia ser parte do avião", acrescentou.

Romain Pénel, que encontrou a garrafa de água "Nongfuspring", afirmou que se trata de uma marca chinesa. Nenhum rastro do MH370 havia sido encontrado desde 8 de março de 2014, apesar das intensas buscas dirigidas pela Austrália no sul do oceano Índico, onde satélites registraram os últimos sinais emitidos pelos sistemas de comunicação da aeronave.

A explicação mais plausível do ocorrido, segundo os responsáveis pela investigação, é que uma queda brusca do nível de oxigênio da aeronave deixou a tripulação e os passageiros inconscientes. O avião teria passado a voar no piloto automático até sua queda no mar por falta de combustível.

Depois de vários alarmes falsos, as famílias dos desaparecidos duvidam das autoridades dos países envolvidos nos trabalhos de busca. O acidente gerou todo tipo de especulações sobre o destino do avião, de uma falha mecânica ou estrutural a um ato terrorista. Em 29 de janeiro, a Malásia declarou oficialmente que o desaparecimento havia sido um acidente e que os passageiros eram dados como mortos, provocando a ira de suas famílias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação