Mundo

Mais de mil imigrantes tentam fuga pelo Canal da Mancha; 30 são presos

O túnel construído sob o Canal da Mancha foi cenário nas últimas semanas de tentativas em massa de migrantes dispostos a a chegar à Grã-Bretanha

Agência France-Presse
postado em 31/07/2015 10:04
Calais, França - Inúmeros imigrantes que tentam chegar à Inglaterra realizaram mais de mil tentativas de cruzar o Canal da Mancha, perto de Calais (norte da França), na madrugada desta sexta-feira (31/7), informaram fontes policiais. "Durante a noite, foram frustradas mais de mil tentativas, e houve cerca de trinta prisões", indicou a fonte. Um porta-voz da empresa Eurotunnel, que não pôde confirmar as cifras, indicou que houve muito menos perturbações desde a chegada do reforço de 120 policiais extras em apoio ao contingente de 300 já posicionados na região.

[SAIBAMAIS]O túnel construído sob o Canal da Mancha foi cenário nas últimas semanas de tentativas em massa de imigrantes dispostos a a chegar à Grã-Bretanha, onde esperam encontrar melhores condições de vida. A situação por vezes se torna dramática, como ocorreu na madrugada de quarta-feira, quando um jovem sudanês clandestino foi atropelado por um caminhão e morreu.

Desde o início de junho, nove pessoas já morreram na tentativa de cruzar o canal. Na quinta-feira, o chefe de governo britânico, o conservador David Cameron, foi fortemente criticado por afirmar que um "enxame" de imigrantes tenta chegar à Grã-Bretanha, ao comentar a situação em Calais em entrevista à TV. "Tem um enxame de pessoas chegando pelo Mediterrâneo, que buscam uma vida melhor, que querem chegar à Grã-Bretanha, onde há empregos, uma economia forte, um lugar incrível para se viver", disse Cameron.



A líder interina da oposição trabalhista, Harriet Harman, estimou que o primeiro-ministro deveria "lembrar que está falando de pessoas, e não de insetos". Até Nigel Farage, líder do Partido de Independência do Reino Unido (UKIP), que defende controles mais severos sobre os imigrantes, disse que "jamais usaria uma linguagem similar".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação