Mundo

Cuba interdita praia por microalga tóxica que afetou 50 pessoas

A especialista pediu que a população afetada fosse rapidamente aos centros de saúde para evitar infecções

Agência France-Presse
postado em 31/07/2015 19:32

Havana, Cuba - Autoridades cubanas interditaram uma praia no centro da ilha, onde uma microalga provocou lesões na pele de cerca de 50 pessoas, mais da metade crianças - informou nesta sexta-feira a imprensa local.

"Cerca de 51 casos foram registrados, mais de 50% deles com idades pediátricas, com uma dermatite", declarou a uma rede de televisão a diretora-adjunta de Saúde Ambiental da província de Cienfuegos, Olidia Hernández.

A especialista pediu que a população afetada fosse rapidamente aos centros de saúde para evitar infecções, pois muitos só estão fazendo quando as "lesões estão purulentas" e requerem tratamento com antibiótico.

Leia mais notícias em Mundo

A microalga foi encontrada "até agora" numa praia situada dentro da Baía de Cienfuegos, que "foi imediatamente fechada" ao público, e que uma equipe de especialistas iniciou uma pesquisa no local.

"Observamos que havia um crescimento massivo e encontramos uma microalga marinha que é muito famosa por ser de atividade tóxica", explicou o pesquisador do Centro de Estudos Ambientais de Cienfuegos, Augusto Comas.

O especialista esclareceu que "há antecedentes de crescimento massivo ou florescimento de algas tóxicas como maré vermelha na província e na Baía (de Cienfuegos) nos anos 2005 e 2009, mas haviam sido outras espécies e os efeitos foram diferentes".

Segundo os especialistas do Centro, a explosão de algas responde às altas temperaturas na ilha, acima dos 30 graus Celsius, e a "concentração de nutrientes na baía, que recebeu pouco aporte de água devido à estiagem prolongada", que afeta quase todo o país.

Frequentar as praias é uma das principais alternativas dos cubanos pata escapar do calor que, este verão (no hemisfério norte, ndlr) está sendo particularmente severo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação