Mundo

Casa de Trotski em Istambul colocada à venda

Construída há 150 anos, a casa, de três andares, fica em um terreno de 3.600 metros quadrados

Agência France-Presse
postado em 01/08/2015 13:35
Dezoito quartos, cinco banheiros e um grande terreno: a casa do líder revolucionário russo Leon Trotski na ilha de Buyukada, diante da costa de Istambul, está à venda.

Segundo um anúncio publicado no jornal Hürriyet, a grande residência de 950 metros quadrados em meio ao Mar de Mármara busca um comprador por 4,4 milhões de dólares.

Construída há 150 anos, a casa, de três andares, fica em um terreno de 3.600 metros quadrados.

"O revolucionário viveu por quatro anos nesta casa, quando sua primeira residência, na mesma ilha, pegou fogo", explicou o ex-prefeito de Buyukada, Mustafa Farsakoglu, à AFP.

Mas o novo dono vai precisar fazer reformar antes de entrar no local, pois a residência não tem calefação e está em ruínas, segundo Farsakoglu.

Em 1929, o fundador do Exército Vermelho se instalou na região, local muito procurado pela burguesia local.

"Se o ministério turco da Cultura desejasse, poderia comprar, reformar e criar um local de interesse cultural e um museu", disse o ex-prefeito.

Um agente imobiliário afirmou que esta não é a primeira tentativa de venda da casa, "mas ninguém a deseja".

"O proprietário não fez as obras necessárias", disse.

Expulso da URSS por Stalin em 1929, Leon Trotski foi levado para a Turquia, onde viveu por muitos anos, antes de prosseguir o exílio em outros países. Foi assassinado no México em 1940.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação