Mundo

Novas tentativas de invasão no terminal francês do Eurotúnel

A solução do problema dos migrantes que tentam entrar na Grã-Bretanha a partir de Calais é uma "prioridade absoluta" para Paris e Londres

Agência France-Presse
postado em 02/08/2015 09:51
Imigrantes acampam no local apelidado de

Quase 400 tentativas de invasão no terminal do Eurotúnel de Calais (norte da França) por parte de migrantes que desejam entrar na Grã-Bretanha obrigaram no sábado um bloqueio do tráfego durante cinco horas no túnel do Canal de Mancha, informaram fontes policiais.

O túnel sob o Canal da Mancha, administrado pelo grupo Eurotunnel, se tornou há várias semanas o caminho escolhido por centenas de migrantes para tentar chegar ao Reino Unido, considerado o melhor local na Europa para os imigrantes que buscam trabalho ou que estão em fuga de uma guerra.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]A numerosa presença dos migrantes obrigou o fechamento do tráfego das 21H30 às 2H30 GMT (18H30 e 23H30 de Brasília), "por segurança para os clientes e para os migrantes", afirmou uma fonte policial.

Na manhã deste domingo, (02/8), atrasos de meia hora eram registrados no terminal de embarque inglês de Folkestone, ao contrário do lado francês, onde os embarques estavam dentro do horário programado.

A solução do problema dos migrantes que tentam entrar na Grã-Bretanha a partir de Calais é uma "prioridade absoluta" para Paris e Londres, afirmam em uma declaração conjunta os ministros do Interior da França e da Grã-Bretanha em um comunicado que será divulgado neste domingo.

"As coisas estão claras: acabar com esta situação é uma prioridade absoluta. Nossos governos estão decididos a conseguir isto juntos", afirmam Bernard Cazeneuve e Theresa May na nota.

O governo britânico pretende ampliar em 10 milhões de euros a ajuda para reforçar a segurança no terminal do Eurotúnel em Coquelles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação