Mundo

Al-Qaeda volta a capturar rebeldes treinados pelos EUA na Síria

O diretor do OSDH afirmou que a Al-Nusra está "perseguindo" os rebeldes apoiados por Washington na província de Idleb

Agência Estado
postado em 04/08/2015 08:38
Beirute, Líbano - O braço sírio do grupo jihadista Al-Qaeda sequestrou pelo menos cinco rebeldes treinados e equipados pelos Estados Unidos no noroeste do país, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), menos de uma semana depois da captura de outros oito insurgentes. "A Frente Al-Nusra sequestrou entre segunda-feira e terça-feira cinco rebeldes da divisão 30 da localidade de Qah, perto da fronteira turca", disse Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

[SAIBAMAIS]"Os combatentes da Al-Nusra entraram em um campo de refugiados em Qah, onde os rebeldes estavam. Cinco foram capturados, mas podem ser mais", completou Rahman. O diretor do OSDH afirmou que a Al-Nusra está "perseguindo" os rebeldes apoiados por Washington na província de Idleb, onde se encontra Qah, e na província vizinha de Aleppo.

Em meados de julho, uma unidade de pelo menos 54 rebeldes, treinados e equipados pelo Pentágono - que pretende formar uma força moderada para lutar contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria -, entraram na província de Aleppo.



Apesar da hostilidade entre Al-Nusra e seus rivais jihadistas do EI, a unidade se tornou rapidamente alvo dos ataques do braço sírio da Al-Qaeda. No dia 29 de julho, o grupo capturou oito rebeldes na província de Aleppo, segundo o OSDH, uma informação desmentida por Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação