Mundo

Rússia expulsa diplomata sueco em retaliação a uma medida similar da Suécia

As relações entre Rússia e Suécia têm piorado, em meio a divergências sobre a crise na Ucrânia

Agência Estado
postado em 04/08/2015 10:12
A Rússia expulsou um diplomata sueco, no que descreveu como uma retaliação a uma medida similar da Suécia, informou o Ministério das Relações Exteriores russo nesta terça-feira. Não foi identificado o diplomata nem foram dados outros detalhes do caso.

"Estocolmo tem total responsabilidade pelas consequências dessa provocação", afirma o ministério russo. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sueco confirmou que um membro da embaixada do país em Moscou precisa deixar a Rússia.



A Suécia diz que recentemente um membro da embaixada russa em Estocolmo foi expulso por "envolvimento em atividades que não são consistentes com a Convenção de Viena sobre relações diplomáticas", disse o porta-voz, sem dar detalhes.

As relações entre Rússia e Suécia têm piorado, em meio a divergências sobre a crise na Ucrânia. Em março, o serviço de segurança sueco acusou a Rússia de usar até um terço de seu pessoal diplomático para coleta clandestina de informações de inteligência. O serviço sueco de segurança disse que impediu várias tentativas da Rússia no último ano de obter tecnologia sueca para fins militares. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação