Mundo

Líder da Catalunha convoca eleições para tentar romper com a Espanha

O partido de Mas, Convergencia, apresentará uma lista conjunta com o segundo maior partido da região, Esquerra Republicana

Agência Estado
postado em 04/08/2015 11:16
O presidente da região espanhola da Catalunha, Artur Mas, convocou oficialmente eleições antecipadas na comunidade autônoma para 27 de setembro. A intenção de Mas é utilizar a votação como um referendo sobre a independência da região.

[SAIBAMAIS]Mas assinou a convocação na noite de segunda-feira (3/8) e afirmou que não tinha alternativa a não ser convocar eleições e utilizá-las como prova da opinião pública, após o governo da Espanha em Madri não permitir a realização de um referendo sobre a independência catalã, no ano passado.

O partido de Mas, Convergencia, apresentará uma lista conjunta com o segundo maior partido da região, Esquerra Republicana. Os dois grupos afirmam que abandonarão a Espanha de maneira unilateral, caso consigam a maioria. O governo espanhol rechaça qualquer possibilidade de secessão.



As últimas pesquisas mostram uma maioria pequena de eleitores catalães contrários à independência. A Catalunha, cuja capital é Barcelona, representa aproximadamente um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação