Mundo

Quadro de Picasso declarado 'inexportável' é apreendido em barco na Córcega

A obra é avaliada em mais de 25 milhões de euros

Agência Estado
postado em 04/08/2015 11:28
Paris, França - O serviço alfandegário francês apreendeu na sexta-feira (31/7) em um barco na ilha de Córcega um quadro de Pablo Picasso declarado "inexportável" pelas autoridades espanholas que pertence ao banqueiro Jaime Botín e que está avaliado em mais de 25 milhões de euros.

[SAIBAMAIS]Os funcionários franceses receberam na quinta-feira (30/7) no escritório da alfândega de Bastia (noroeste da Córcega) um pedido de exportação à Suíça do quadro de Picasso "Cabeça de mulher jovem", propriedade do banqueiro espanhol Jaime Botín.

No dia seguinte, os agentes da alfândega de Calvi (noroeste da ilha mediterrânea) "se apresentaram a bordo do navio que transportava a obra, atracado no porto esportivo" da cidade, e exigiram os "documentos relacionados à situação do quadro", segundo um comunicado do serviço alfandegário francês.

"O capitão do barco só pôde apresentar um documento de avaliação da obra e uma sentença redigida em língua espanhola, de maio de 2015, que emanava da Audiência Nacional espanhola e confirmava que se tratava de um tesouro nacional espanhol que em nenhum caso poderia sair da Espanha".



Este quadro, "de um valor estimado em mais de 25 milhões de euros", segundo o serviço alfandegário, é propriedade de Jaime Botín, irmão de Emilio Botín, que foi presidente do primeiro banco espanhol Santander, de 1986 até sua morte em setembro de 2014.

Em dezembro de 2012, a filial espanhola da casa de leilões Christie;s apresentou na Espanha um pedido para exportar o quadro a Londres para ser colocado à venda, mas o ministério da Cultura espanhol declarou "inexportável o quadro, já que era uma das poucas obras de Picasso em uma etapa histórica", afirmou nesta terça-feira (4/8) uma porta-voz deste ministério.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação