Mundo

Escócia proibirá cultivo de transgênicos em seu território

"Preocupa-me a possibilidade de a autorização de cultivos transgênicos na Escócia trazer prejuízos para a nossa imagem de país limpo e verde", defendeu ministro

Agência France-Presse
postado em 09/08/2015 15:38
A Escócia decidiu proibir o cultivo de alimentos transgênicos em seu território, a fim de preservar o "status verde e limpo", anunciou neste domingo o ministro dos Assuntos Rurais, Richard Lochhead.

"Lochhead confirmou que o Governo escocês deve aproveitar das novas regras europeias que permitem os países a recusar individualmente as culturas geneticamente modificadas autorizadas pela UE", explicou o ministério em um comunicado.

"Nós não temos nenhuma prova de que os consumidores escoceses exigem produtos transgênicos. Além disso, preocupa-me a possibilidade de a autorização de cultivos transgênicos na Escócia trazer prejuízos para a nossa imagem de país limpo e verde, o que poderia ameaçar o futuro do setor de alimentos e bebidas que pesa 14 bilhões de libras", explicou Lochhead, citado no comunicado.

De acordo com uma decisão do Parlamento Europeu, todos os países da UE podem evocar razões sócio-econômicas, ambientais e de ordenamento do território para se opor à produção de transgênicos no seu território, mesmo se uma autorização foi emitida por Bruxelas para tais culturas.

O governo britânico é favorável às culturas geneticamente modificadas, mas questões políticas agrícolas são descentralizadas e, portanto, pertencem aos governos regionais autônomos do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação