Mundo

Criança autista é expulsa de café na Rússia e comove população

Comitê de Investigação abriu uma apuração por "violação contra a dignidade de uma pessoa devido ao seu pertencimento a um grupo social"

Agência France-Presse
postado em 13/08/2015 10:09
Natalia Vodianova e sua irmã Oksana

A expulsão de um café da irmã autista da modelo Natalia Vodianova gerou nesta quinta-feira (13/8) uma forte comoção nos meios de comunicação e nas redes sociais da Rússia. Após o incidente, Natalia Vodianova denunciou a discriminação que afeta as pessoas autistas na Rússia em seu Facebook.

[SAIBAMAIS]Oksana, irmã da musa russa, foi forçada na quarta-feira (12/8) a abandonar um café de Nijni-Novgorod, às margens do rio Volga, onde acabava de se sentar com sua babá, contou Natalia Vodianova no Facebook, provocando milhares de reações de apoio.

"O dono do café chegou e exigiu, de maneira grosseira: ;vamos, vá embora, assusta todos os clientes. Vá se curar e cure seus filhos. E só depois se apresente nos locais públicos;", escreveu a supermodelo, que não estava no local do incidente.



Segundo Natalia Vodianova, o único cliente do café que se levantou exigindo que Oksana permanecesse no local não convenceu o dono, que chamou a polícia e pediu a um guarda, e depois a outros três, que vigiassem a menina autista.

Como se isso não bastasse, o dono apresentou uma denúncia policial por delito leve contra Oksana, contou a modelo, que criou uma fundação beneficente chamada "Naket Heart" para ajudar crianças com deficiência na Rússia.

Diante da comoção gerada, o Comitê de Investigação abriu uma investigação por "violação contra a dignidade de uma pessoa devido ao seu pertencimento a um grupo social", uma acusação que pode ser punida com pena de dois a cinco anos de prisão.

Por outro lado, o filho do dono afirmou que Oksana teria afugentado os clientes "ao bater a cabeça contra a parede", segundo declarações feitas ao canal de televisão russo Vesti.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação