Mundo

EUA lidera manobras aéreas na Europa com sócios da Otan

Um contingente de 4.800 soldados, de 11 países da Otan, participará do exercício, que prosseguirá até 13 de setembro

Agência France-Presse
postado em 18/08/2015 19:51
As forças armadas americanas realizarão durante quatro semanas um amplo exercício aéreo na Europa, com a participação de mais de mil paraquedistas, de vários países da Otan, informou a aliança militar nesta terça-feira, em um momento que crescem os enfrentamentos na Ucrânia.

As manobras serão realizadas nos territórios de Alemanha, Bulgária, Romênia e Itália, e representam o "exercício aéreo mais importante no continente desde o fim da Guerra Fria", assinalou o comando americano baseado na cidade alemã de Grafenw;hr.

Um contingente de 4.800 soldados, de 11 países da Otan, participará do exercício, que prosseguirá até 13 de setembro.

A manobra mais espetacular está prevista para 26 de agosto, com o salto de mil paraquedistas em Hohenfels, no sul da Alemanha.

Segundo o comando americano, o exercício tem por objetivo "demonstrar a capacidade da Aliança de se mobilizar de maneira efetiva e operar para a manutenção de uma Europa forte e segura", em um momento em que muitos países da órbita soviética que se uniram à Otan se sentem ameaçados pela Rússia.

Apesar da trégua acertada em fevereiro, nos últimos dias houve uma intensificação dos confrontos entre as forças de Kiev e os rebeldes pró-russos no leste do país, onde mais de 6.800 pessoas morreram em 16 meses de conflito.

Kiev, Washington, Otan e União Europeia acusam a Rússia de apoiar os separatistas, uma afirmação que Moscou nega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação