Mundo

Disparos em trem que fazia a rota Amsterdã-Paris deixam três feridos

Entre os feridos, está o ator francês Jean-Hugues Anglade

Agência France-Presse
postado em 21/08/2015 14:54

Entre os feridos, está o ator francês Jean-Hugues Anglade

Um homem abriu fogo nesta sexta-feira em um trem de alta velocidade entre Amsterdã e Paris, ferindo três pessoas, antes de ser dominado por passageiros americanos e preso na estação de Arras (norte da França), em uma ação qualificada de "ataque terrorista" pelo premiê belga, Charles Michel.

O suspeito estaria em uma lista dos serviços de inteligência franceses, segundo fontes policiais. De acordo com os primeiros elementos da investigação, trata-se de um marroquino ou de origem marroquina e teria 26 anos de idade.

A procuradoria antiterrorista de Paris assumiu a investigação, "dada as armas utilizadas, o local e o contexto".

O estado civil do suspeito ainda está sendo verificado e, se sua identidade for confirmada, este homem constaria numa lista de pessoas com vínculos com o terrorismo.

Leia mais notícias em Mundo

Ao se manifestar sobre o caso, o premiê belga, Charles Michel, denominou o incidente de "ataque terrorista".

"Condeno o ataque terrorista em Thalys e declaro minha solidariedade às vítimas", escreveu Michel em sua conta no Twitter.

Em conversa por telefone, Michel e o presidente francês, François Hollande, concordaram em "colaborar estreitamente" na investigação do caso.

Hollande destacou que "tudo caminha para se esclarecer" os fatos em "estreita colaboração" com Bruxelas.

Segundo Fabienne Buccio, representante do governo central na região de Pas-de-Calais, "há dois feridos, que não correm risco de morte. "Uma pessoa foi baleada e outra, ferida por arma branca".

"O incidente ocorreu no último vagão de um trem de duas composições, com doze vagões cada uma", disse Buccio à AFP.

Uma fonte ligada ao caso revelou que a pessoa baleada foi levada de helicóptero para o hospital de Lille, no norte da França. A outra vítima ficou superficialmente ferida no cotovelo por uma lâmina e fraturou um dedo, que foi imobilizado no hospital de Arras.

O trem, com 554 passageiros, seguia de Amsterdã para Paris, mas o incidente ocorreu no território belga.

O ator francês Jean-Hugues Anglade ficou levemente ferido, segundo indicou à AFP uma testemunha sob a condição de anonimato. A informação foi confirmada pela família do ator. Ele teria se ferido acidentalmente.

O atirador foi controlado ao sair do banheiro por dois soldados americanos que teriam ouvido ele recarregar uma arma. Ele estaria com uma ou duas armas, uma das quais poderia ser um fuzil Kalashnikov.

O homem foi preso pouco depois das 16h00 GMT (13H00 de Brasília) e posto sob custódia.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, denunciou "a violência bárbara de um passageiro" e manifestou sua "gratidão" com os "valentes americanos" que dominaram a situação.

De acordo com a companhia Thalys, subsidiária da SNCF, o serviço ferroviário francês, "às 17H50 (12H50 Brasília) uma pessoa abriu fogo no Thalys 9364 (Amsterdã-Paris) na altura de Oignies (Haute Picardie)".

"Os passageiros estão seguros e a situação está sob controle. O trem está parado e os serviços de emergência estão no local",

O porta-voz da SNCF, Christophe Piednoel, disse que a SNCF havia enviado apoio psicológico ao local do ataque.

No início da noite, entre 150 a 200 passageiros estavam no pátio da estação de trem de Arras com as suas malas, na presença de um grande número de policiais, bombeiros e ambulâncias, segundo um jornalista da AFP.

"Nós estávamos no trem e percebemos que ele começou a diminuir a velocidade ao se aproximar de Arras. Trinta minutos depois, ele parou completamente. Uma vez na estação, ficamos 15 minutos bloqueados. Em seguida, houve uma mensagem nos dizendo que a polícia estava a caminho", relataram à AFP Maxime Vialat e Charlotte Bosse, de 20 anos.

Desde os ataques de 7 de janeiro contra a redação da revista satírica Charlie Hebdo e um supermercado kosher em Paris, que matou 17 pessoas, um plano de luta contra o terrorismo foi criado em todos os locais públicos e considerados sensíveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação