Mundo

Entram na Macedônia 1.500 imigrantes bloqueados na fronteira

Mais de mil pessoas, em sua maioria refugiados sírios, entraram no território macedônio ao burlar a barreira das forças de segurança em uma área na fronteira com a Grécia

Agência France-Presse
postado em 22/08/2015 14:50
Mais de mil pessoas, em sua maioria refugiados sírios, entraram no território macedônio ao burlar a barreira das forças de segurança em uma área na fronteira com a Grécia
Gevgelija -
Os imigrantes bloqueados na fronteira entre Grécia e Macedônia, mais de 1.500 pessoas, em sua maioria refugiados sírios, entraram neste sábado na Macedônia sem que a polícia tentasse impedi-los, constatou um repórter da AFP.

Durante o dia, a polícia macedônia utilizou bombas de efeito moral e cassetetes para tentar deter os imigrantes que queriam ultrapassar a fronteira entre a localidade grega de Idomeni e Gevgelija, na Macedônia.

Os agentes não tiveram muito êxito, já que mais de mil pessoas forçaram durante a tarde o cordão policial e entraram no país.

Finalmente, ao anoitecer os agentes permitiram a entrada na Macedônia de todos os imigrantes que seguiam bloqueados na fronteira, cerca de 1.500, em sua maioria refugiados procedentes da Síria.

Desde quinta-feira, milhares de pessoas permaneciam bloqueadas na fronteira entre Grécia e Macedônia, de onde tentavam avançar ao norte deste país para chegar à Sérvia e dali entrar em algum Estado membro da União Europeia, como a fronteiriça Hungria.

O porta-voz da polícia, Ivo Kotevski, disse que os agentes não quiseram usar a força para deter os migrantes, mas afirmou que vão seguir controlando a passagem.

"Vamos seguir com os controles reforçados na fronteira, instalados depois que foi decretado estado de emergência. No futuro só vamos permitir que um número limitado de pessoas entre no país, segundo nossas capacidades", disse Kotevski em uma conversa telefônica à AFP.

Espera-se que nos próximos dias milhares de refugiados e de migrantes cheguem ao posto de controle, depois que nos últimos dias vários grupos de pessoas que chegaram pelo Mediterrâneo às ilhas gregas foram transferidos em balsas ao continente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação