Mundo

Atirador do cinema de Aurora é condenado à prisão perpétua no Colorado

O juiz distrital Carlos Samour ordenou Holmes, 27 anos, a cumprir 12 sentenças consecutivas de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional por cada morte

Agência France-Presse
postado em 26/08/2015 17:35
James Holmes foi levado algemado de um tribunal do Colorado, nesta quarta-feira (26/8), para cumprir prisão perpétua sem direito à liberdade condicional pelo assassinato de 12 pessoas que assistiam, em um cinema local, à sessão de estreia do filme "Batman" três anos atrás.

O juiz distrital Carlos Samour, que ficou nos últimos dois dias ouvindo depoimentos de vítimas e sobreviventes do tiroteio em massa, ordenou Holmes, 27 anos, a cumprir 12 sentenças consecutivas de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional por cada morte.

No início deste mês, um júri recomendou as sentenças consecutivas de prisão perpétua, sem ter conseguido chegar a um acordo para a pena de morte ao ex-estudante universitário, formado em neurociência.

Sob a lei do Colorado, Samour não tinha outra escolha além de sentenciá-lo com a prisão perpétua. Ele também decidiu pela pena máxima em outros 141 veredictos de tentativa de homicídio contra Holmes pelas outras 70 pessoas que ficaram feridas no tumulto.

Samour falou por quase uma hora sobre o sistema de justiça antes de proferir as sentenças. A corte aplaudiu a pena máxima. "Tirem o réu da minha corte, por favor", declarou Samour, após dar a sentença.



O júri rejeitou duas vezes os argumentos da defesa, segundo os quais Holmes sofreria de doença mental quando abriu fogo em 20 de julho de 2012 durante a sessão de estreia da meia-noite de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" no cinema de Aurora, Colorado.

Os jurados consideraram que a doença mental não é um atenuante e que Holmes era culpado pelos homicídios. Ele usava armadura corporal e portava várias armas quando a polícia o prendeu do lado de fora do cinema. Holmes se recusou firmemente a dizer qualquer coisa na corte em sua própria defesa.

Três anos atrás, ele apareceu pela primeira vez na corte com os cabelos tingidos de laranja, mas durante os três meses de julgamento, apresentou-se vestindo uma camiseta arrumada, paletó e com barba e cabelos castanhos escuros.

Ele voltou à corte nessa semana com uniforme vermelho da prisão e de barba feita. Suas mãos estavam atadas com uma corrente em torno da cintura e suas pernas também estavam presas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação