Mundo

Vazamento de água radioativa é detectado em usina nuclear na Ucrânia

Este incidente foi classificado no nível zero (menos severo) da escala internacional de gravidade de eventos nucleares e radiológicos

Agência France-Presse
postado em 28/08/2015 14:03

Kiev, Ucrânia - Um vazamento de água radioativa foi detectado em uma usina nuclear no oeste da Ucrânia, indicaram as autoridades nesta sexta-feira (28/8), garantindo ao mesmo tempo que o incidente era sem gravidade e não provocou qualquer aumento de radioatividade.

O vazamento ocorreu na manhã de sexta-feira no reator número 1 da central de Khmelnitsky, cerca de 275 km a oeste de Kiev, segundo um comunicado da companhia Energoatom, que administra as quatro centrais nucleares ucranianas.

O reator está fechado há três semanas para reparos.

A água radioativa usada para resfriar o combustível nuclear vazou em um "local fechado" antes de ser captada, disse à AFP um responsável da unidade.

Leia mais notícias em Mundo

O local foi posteriormente descontaminado, de acordo com a declaração de Energoatom.

Não houve aumento nos níveis permissíveis de radioatividade dentro da central ou nos arredores, aseguraram as duas fontes.

Este incidente foi classificado no nível zero (menos severo) da escala internacional de gravidade de eventos nucleares e radiológicos (INES), que tem oito, acrescentou Energoatom.

A Ucrânia foi o palco do que é considerado o pior desastre nuclear da história em 1986, quando um reator de Chernobyl, cerca de cem quilômetros ao norte de Kiev, explodiu contaminando grande parte da Europa, mas especialmente a Ucrânia, Belarus e Rússia, então repúblicas soviéticas.

A usina de Chernobyl foi fechada em 2000, mas o país tem quatro outras usinas nucleares que fornecem cerca de metade de sua eletricidade.

Elas são regularmente fiscalizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e os incidentes são extremamente raros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação