Mundo

Bush elogia a recuperação de Nova Orleans 10 anos depois do Katrina

Mais de 1,8 mil pessoas morreram quando o Katrina atingiu a cidade em 29 de agosto de 2005

Agência France-Presse
postado em 28/08/2015 15:25

Nova Orleans, Estados Unidos - O ex-presidente americano George W. Bush, que enfrentou duras críticas pela resposta demorada de seu governo ao furacão Katrina, foi a Nova Orleans nesta sexta-feira para recordar o décimo aniversário da catástrofe e elogiou a capacidade de recuperação da cidade.

"A escuridão de há se dissipou", afirmou Bush, falando a uma multidão reunida no auditório de um instituto. "A cidade se ergueu de novo e dias melhores estão por vir".

Bush não mencionou o fracasso de seu governo em relação à manutenção dos diques mal construídos na cidade, que ficaram destruídos pelo furacão e provocaram a inundação de 80% de Nova Orleans.

Também não reconheceu as falhas da administração estatal, local e federal na hora de preparar a cidade antes do furacão e nem o fato de que os caminhões com água e comida demoraram quatro dias a chegar a milhares de pessoas que buscaram refúgio no centro de convenções da cidades e espalhados pelas estradas.

Leia mais notícias em Mundo

"Todos nós que somos suficientemente mais velhos para lembrar jamais esqueceremos de nossos compatriotas em um mar de miséria e ruína", afirmou.

"Sempre recordaremos as vidas perdidas no litoral do Golfo. Suas lembranças estão em nossos corações e espero que orem por suas famílias".

Mais de 1.800 pessoas morreram quando o Katrina atingiu a cidade em 29 de agosto de 2005. O furacão provocou um milhão de flagelados.

"Apesar de Katrina ser uma história de perdas sem medida, também é uma história de compromisso e compaixão", acrescentou.

"Espero que recordem o que eu recordo, as milhares de pessoas que vieram aqui voluntariamente entregar comida aos famintos e ajudar a encontrar refúgio aos que não tinham uma casa onde morar".

Bush disse que se comove com a determinação da cidade para "reconstruir o melhor do que era antes e ter um espírito mais forte do que qualquer tempestade".

"Honramos a recuperação desta grande cidade americanas, cujos diques falharam, mas cujo povo jamais se deu por vencido", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação