Mundo

Ministros europeus pedem por mais segurança em trens após ataque na França

De acordo com ministro, já existem patrulhas multinacionais nas principais estações de trem

Agência France-Presse
postado em 29/08/2015 15:48
Ministros europeus reunidos neste sábado (29/8) em Paris defenderam a adoção de medidas concretas nos trajetos de trens internacionais para reforçar a segurança após o ataque frustrado de 21 de agosto.

Os ministros do Interior e dos Transportes de nove países europeus interligados por linhas férreas, os responsáveis por esses trajetos e o coordenador europeu da luta antiterrorista pediram por mais patrulhas multinacionais, bem como tíquetes marcados com os nomes dos passageiros.

[SAIBAMAIS] A reunião ministerial em Paris também pediu por mais revistas a passageiros e suas bagagens nas principais estações de trem e para que a Comissão da União Europeia (UE) torne mais rígidas as leis sobre armas de fogo, disseram em uma declaração conjunta lida pelo ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

"É indispensável que façamos revistas simultâneas em certas rotas", afirmou Cazeneuve, completando que os países estão trabalhando para melhorar o compartilhamento de informações sobre suspeitos jihadistas.

O ministro esclareceu que já existem patrulhas multinacionais nas principais estações de trem, mas que os ministros concordaram em aumentar sua "eficiência e torna-los mais úteis".

Os ministros da Bélgica, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Suíça se encontraram após um ataque frustrado em um trem que seguia de Amsterdã para Paris, no dia 21 de agosto.

O marroquino Ayoub El-Khazzani, autor do ataque no trem-bala Thalys Amsterdã-Paris, foi acusado de tentativa de assassinatos, conspiração e porte de armas, tudo isso relacionado a uma "empresa terrorista".

O acusado, que o serviço secreto da Espanha - país em que residiu por vários anos- relaciona com o islamismo radical, foi interceptado na sexta-feira pelos passageiros do trem, no momento em que ele saía do banheiro com um fuzil AKM, 270 munições, uma pistola Luger, em estilete e uma garrafa com 50 cl de gasolina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação