Mundo

Exército dos EUA permite ingresso de mulheres nos Rangers

O governo de Barack Obama introduziu em 2013 o princípio de que todas as posições de combate podem ser preenchidas por mulheres a partir de 2016

Agência France-Presse
postado em 02/09/2015 16:47

Washington, Estados Unidos - O exército americano decidiu nesta quarta-feira abrir às mulheres a possibilidade de ingressar na formação de elite Rangers, até agora reservada aos homens, tendo em vista o objetivo de que todos os recrutas, independentemente do sexo, possam se formar em todas as posições de combate.

"Temos de assegurar que esta formação seja aberta a todos os soldados qualificados e capazes", independentemente do sexo, afirmou o secretário do Exército, John McHugh.

Leia mais notícias em Mundo

A formação já havia sido aberta para mulheres, a título experimental, em abril. Duas jovens, entre as 19 que se apresentaram, passaram nos testes. Elas provaram a todos os céticos, especialmente dentro da comunidade dos Rangers, que as mulheres podem cumprir o difícil treinamento físico de 61 dias consecutivos, com pouca comida e pouco sono.

As jovens receberam suas insígnias em 21 de agosto em uma cerimônia em Fort Benning (Geórgia, sudeste).

O governo de Barack Obama introduziu em 2013 o princípio de que todas as posições de combate podem ser preenchidas por mulheres a partir de 2016, salvo exceções que devem ser devidamente justificadas pelos serviços envolvidos (Exército, Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação