Mundo

Grécia: oposição tem 25,3% das intenções de voto contra 25% de Tsipras

Tsipras, que pediu demissão no dia 20 de agosto, tem o apoio de 41,9% dos eleitores, sendo superado pelo líder da Nova Democracia, Vanguelis Meimarakis, com 44,3%

Agência France-Presse
postado em 02/09/2015 21:23
Atenas, Grécia - O principal partido de oposição da Grécia, a Nova Democracia (direita), tem 25,3% das intenções de voto, contra 25% para o partido de esquerda do premier Alexis Tsipras, visando às eleições antecipadas de 20 de setembro.

Tsipras, que pediu demissão no dia 20 de agosto, tem o apoio de 41,9% dos eleitores, sendo superado pelo líder da Nova Democracia, Vanguelis Meimarakis, com 44,3%.



O partido neonazista Aurora Dourada, cujos líderes enfrentam várias acusações na justiça, aparece na terceira posição, com 5,5%. Tsipras se demitiu com apenas oito meses de governo, convocando eleições antecipadas, as terceiras deste ano na Grécia.

Syriza chegou ao poder no dia 25 de janeiro, com 36,3% dos votos, com a promessa de acabar com a austeridade imposta pelos credores internacionais após o socorro financeiro ao país.

Mas diante do risco de sair da zona do euro e pressionado pela falta de liquidez, o governo de Tsipras fechou um acordo com os credores europeus, provocando um racha no Syriza.

O novo partido formado por dissidentes do Syriza, a Unidade Popular, liderado pelo eurocético Panagiotis Lafazanis, aparece com 4% na pesquisa. A sondagem foi realizada entre 31 de agosto e 2 de setembro por telefone, com cerca de mil pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação