Mundo

Madrid quer critérios 'justos' para repatriação de refugiados dentro da UE

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou em Berlim que seu país, que tem 46,5 milhões de habitantes, irá acolher 2.739 dos 40 mil demandantes de asilo que se encontram atualmente na Grécia e na Itália

Agência France-Presse
postado em 02/09/2015 22:00
Berlim - O ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García Margallo, pediu nesta quinta-feira, em entrevista do jornal alemão Die Welt, que os critérios de repatriação de refugiados dentro da UE fixados por Bruxelas sejam "justos".

"Desde o início da crise, a Espanha está disposta a acolher todas as pessoas que puder (...) Mas os critérios de repatriação dos refugiados (entre os 28 países da UE) devem ser justos", declarou ao jornal conservador García Margallo.



O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou em Berlim que seu país, que tem 46,5 milhões de habitantes, irá acolher 2.739 dos 40 mil demandantes de asilo que se encontram atualmente na Grécia e na Itália, e se disse disposto a discutir os números sob certas condições.

García Margallo lamenta que, entre os critérios elaborados pela Comissão Europeia para a divisão de tais refugiados (PIB, população, taxa de desemprego e número de pedidos de asilo registrado), "os dois primeiros (...) pesem mais que os outros".

"Quando o índice de desemprego é tão elevado como na Espanha, cerca de 22%, não posso propor às pessoas boas possibilidades de integração", argumentou.

"A Espanha tem investido muito dinheiro nestes últimos anos" e coopera com países originários como Mauritânia, Senegal e Marrocos "para controlar a imigração", recordou o ministro.

"Atualmente, ninguém pode integrar todos os refugiados e imigrantes que querem vir à União Europeia. Por isso (Mariano) Rajoy pede um marco político global para os dois problemas, a imigração e o asilo", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação