Mundo

Turquia estende moção que autoriza intervenção militar em Iraque e Síria

A moção expiraria em 2 de outubro e foi aprovada sem dificuldades graças aos votos dos deputados conservadores e de dois partidos da oposição

Agência France-Presse
postado em 03/09/2015 17:11
O Parlamento turco prolongou nesta quinta-feira (2/9) por um ano a moção que autoriza as forças armadas do país a atuar no Iraque e na Síria, onde Ancara lançou uma ofensiva militar contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e os rebeldes curdos.

A moção expiraria em 2 de outubro e foi aprovada sem dificuldades graças aos votos dos deputados conservadores e de dois partidos da oposição. Apenas uma formação pró-curda de oposição, o Partido da Democracia dos Povos (HDP), se opôs ao texto.

Os deputados turcos votaram no ano passado um texto do partido islâmico-conservador (AKP) que dá ao exército turco a capacidade de conduzir operações militares nos territórios iraquianos e sírios.

Ancara, inicialmente muito relutante em combater o Estado Islâmico (EI), que controla grandes territórios no Iraque e na Síria, mudou sua atitude após o atentado suicida de Suruç (sul do país), que matou 33 jovens simpatizantes da causa curda, e que foi atribuído ao EI.



A Turquia lançou no final de julho uma "guerra contra o terrorismo" contra os rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em solo turco e no Iraque, e, em menor medida, contra o EI na Síria.

Desde então, participou em poucos ataques aéreos contra o EI na Síria ao lado da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação