Mundo

Nova vida para a ovelha Chris, mais leve após perder 40 kg de lã

Uma vez tosada, libertada de sua lã e nua, a ovelha foi coberta com uma manta acolchoada para protegê-la do frio e associação cuidará dela durante sua recuperação

Agência France-Presse
postado em 03/09/2015 19:43

Sydney, Austrália - A ovelha australiana encontrada após anos de vida errante foi tosada com êxito nesta quinta-feira por um campeão no tema que lhe tirou mais de 40 kg de lã, estabelecendo um possível recorde.

O animal, chamado "Chris" pelas pessoas que a descobriram perto de Canberra, foi atendido por uma associação local de proteção aos animais.

A associação chamou de urgência na quarta-feira os especialistas australianos em tosa, pois a quantidade de lã que tinha era tão grande que o animal corria perigo.

Ian Elkins, estrela australiana no ramo, levou 42 minutos passando a máquina em Chris e tirou dela 40,4 kg de lã.

"Tivemos que administrá-la um leve calmante para que ficasse tranquila", disse Elkins à AFP. "A colocaram confortavelmente de patas para cima sobre a grande quantidade de lã que tinha".

Leia mais notícias em Mundo

"Levei 42 minutos, o que é muito, pois normalmente só são necessários 3 minutos para tosar uma ovelha", completou.

"Estou seguro de que agora se sente muito, mas muito bem, aliviada" do peso que levava. Normalmente as ovelhas são tosada uma vez ao ano e são retirados em média 5 quilos de peso.

Uma vez tosada, libertada de sua lã e nua, a ovelha foi coberta com uma manta acolchoada para protegê-la do frio e associação cuidará dela durante sua recuperação. O novelo de lã será levado a um museu.

O tamanho do novelo retirado de "Chris", cujos proprietários não foram encontrados, sugere que o animal não tenha sido tosado há cinco anos, disse à AFP Tammy Ven Dange, responsável pela associação protetora de animais.

"Agora se move melhor, é mais fácil deslocar-se e está comento", comemorou Van Dange.

A associação contactará o Guinness World Records para verificar se a quantidade de lã retirada é o novo recorde mundial.

O recorde atual está nas mãos de "Big Ben", ovelha da Nova Zelândia, a qual retiraram 28,9 quilos de lã em janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação