Mundo

Putin diz que é cedo para cogitar intervenção russa contra Estado Islâmico

A Rússia vende armas ao governo sírio além de oferecer formação ao exército

Agência France-Presse
postado em 04/09/2015 08:52
Presidente russo durante pronunciamento no Fórum Econômico Oriental em Vladivostok na Rússia

Vladivostok, Rússia -
O presidente Vladimir Putin afirmou nesta sexta-feira (4/9) que ainda é muito cedo para cogitar uma ação militar russa na Síria contra a organização Estado Islâmico (EI), depois que Washington disse estar investigando rumores sobre a presença de tropas russas neste país.

[SAIBAMAIS]Interrogado sobre uma eventual ação militar de seu país contra os jihadistas, Putin respondeu: "Cogitamos diversas opções, mas essa da qual você fala não está no programa".

"É cedo para dizer que estamos dispostos a ir lá agora mesmo", declarou o presidente russo citado pela agência Ria Novosti. O presidente lembrou, no entanto, que há tempos a Rússia vende armas ao governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, além de oferecer formação ao exército sírio. O chefe do Estado russo não deu detalhes sobre o nível ou as condições desta formação militar, nem sobre a presença de instrutores russos.

Na quinta-feira (3/9), os Estados Unidos disseram que estavam verificando rumores segundo os quais Moscou realiza operações militares na Síria. E advertiu que, se isso for confirmado, seriam ações "desestabilizadoras e contraproducentes". Nos últimos dias circularam nas redes sociais fotografias que, segundo combatentes sírios, correspondem a um avião de combate russo e a drones na região de Idleb, no noroeste da Síria.



Putin, que falava à margem de um fórum econômico em Vladivostok (leste), também estimou que os ataques aéreos americanos contra o EI no Iraque e na Síria são ineficazes. "Até agora, a eficácia destes ataques aéreos foi escassa", declarou.

Moscou, que apoia firmemente o regime de Damasco, defende uma coalizão com Turquia, Iraque, Arábia Saudita e também o exército regular sírio para combater o grupo Estado Islâmico na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação