Mundo

Ao menos 5.600 migrantes entraram na Macedônia a partir da Grécia em um dia

Um total de 365.000 migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo desde janeiro, e mais de 2.700 morreram

Agência France-Presse
postado em 04/09/2015 09:39
Migrantes atravessando a fronteira da Grécia com a Macedônia

Genebra, Suíça -
Pelo menos 5.600 refugiados e migrantes entraram na quinta-feira (3/9) na Macedônia a partir da Grécia, duas vezes mais que a média para apenas um dia, que oscila entre 2.000 e 3.000 pessoas, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

[SAIBAMAIS]"Ontem, 5.600 pessoas entraram na Macedônia", afirmou a porta-voz da organização, Melissa Fleming. Ela disse que o número representa um recorde para apenas um dia e que é difícil prever o que acontecerá nas próximas semanas.

Geralmente, o fluxo de refugiados e migrantes cai a partir de outubro em consequência do mar agitado no Mediterrâneo. Mas no ano passado os números permaneceram altos, lembrou Fleming. "O fluxo aumenta", resumiu Bertrand Desmoulins, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Macedônia, em entrevista por telefone. O número de mulheres e crianças também é cada vez maior, completou.



"As autoridades (macedônias) registram apenas metade das pessoas que chegam da Grécia, o que impede que tenham acesso à ajuda humanitária distribuída nos centros de recepção", lamentou.

Um total de 365.000 migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo desde janeiro, e mais de 2.700 morreram, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Mais de 245.000 seguiram para a Grécia e mais de 116.000 para a Itália.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação