Mundo

Separatistas organizam passeata pela independência da Catalunha

Os líderes preveem proclamar em no máximo 18 meses a independência desta região do nordeste da Espanha

Agência France-Presse
postado em 10/09/2015 13:41
Barcelona, Espanha - Os separatistas organizam uma grande grande passeata na sexta-feira (11/9) em Barcelona para lançar a campanha das eleições regionais do dia 27 de setembro, apresentadas por este movimento como um plebiscito sobre a independência da Catalunha e a secessão da Espanha. As pesquisas mais recentes apontam a vitória de duas listas separatistas.

[SAIBAMAIS]Juntas, as listas conquistariam a maioria absoluta no Parlamento regional (68 sobre 135), o suficiente, segundo presidente catalão, o ativista pró-independência Artur Mas, para iniciar o processo. O plano prevê proclamar em no máximo 18 meses a independência desta região do nordeste da Espanha, que representa 20% do PIB do país, a quarta maior economia da zona do euro.

A situação provoca inquietação entre muitos do 7,5 milhões de habitantes da região que se consideram espanhóis e catalães, e temem encontrar-se atrás de uma nova fronteira. O debate divide famílias e transcende as correntes ideológicas. As listas separatistas - Junts pel sí (Juntos pelo sim) e CUP (Candidatura de UnidadePopular) - vão da centro-direita até a extrema esquerda.



As eleições de 27 de setembro acontecerão após três anos de tensão entre o governo conservador espanhol de Mariano Rajoy e o governo catalão dirigido por Mas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação