Mundo

Califórnia está em estado de emergência por incêndios

Mais de 5.500 bombeiros lutam contra as chamas que destruíram 46.700 hectares e centenas de habitações e comércios

Agência France-Presse
postado em 14/09/2015 12:30

Bombeiros e policiais tentam controlar o fogo que toma conta do estado da Califórnia

Los Angeles, Estados Unidos -
Os incêndios continuam a se propagar no norte da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, deixando um morto e obrigando milhares de pessoas a fugir, o que levou às autoridades a manter o estado de emergência decretado no domingo. Mais de 5.500 bombeiros lutam contra as chamas que destruíram 46.700 hectares e centenas de habitações e comércios.

[SAIBAMAIS]"Há o relato de uma morte no #ValleyFire", indicou no Twitter Daniel Berlant, porta-voz do CAL FIRE, departamento de Bombeiros da Califórnia. Quatro bombeiros sofreram queimaduras de segundo grau e permanecem internados. No momento, há oito importantes incêndios, dois deles - em Valley, 160 km a oeste de Sacramento, capital do estado; e em Butte, 160 km a leste - têm sido particularmente destruidores na última semana e não dão sinais de trégua.

A seca, os fortes ventos e as altas temperaturas contribuíram para que o incêndio de Butte atingisse 26.500 hectares, destruindo 135 casas, 79 edifícios e 4 estruturas. Apenas 25% das chamas foram controladas. O incêndio de Valley arrasou mais de 20.200 hectares e destruiu 400 casas e edifícios, segundo CAL FIRE. "Meu coração está com todos aqueles que perderam suas casas e comércios nos devastadores incêndios da Califórnia", escreveu a senadora Barbara Boxer em um tuíte.

O fogo já consumiu mais de 50 mil hectáres de terra na Califórnia

O governador democrata Jerry Brown proclamou o estado de emergência para os condados de Lake, Napa e Sonoma, situados na famosa região vinícola ao norte de São Francisco. As escolas permaneciam fechadas nesta segunda-feira.



A declaração do estado de emergência permite a liberação de recursos adicionais para cobrir os custos do combate aos incêndios. Também possibilite a mobilização de tropas da Guarda Nacional para ajudar na tarefa. Quase 64.000 casas estão ameaçadas por estes incêndios, segundo Berlant. Três outros incêndios afetam o estado vizinho de Oregon, e outros 10 no estado de Washington, mais ao norte. Cerca de 70 bombeiros da Austrália e Nova Zelândia ajudam seus colegas no oeste dos Estados Unidos. Uma seca afeta a Califórnia há quatro anos, o que piorou a situação.

Berlant indicou que desde 1; de julho foram gastos mais de 212 milhões de dólares para combater incêndios sob a jurisdição do CAL FIRE. Os custos de outros incêndios, como os que devastaram as florestas de Sierra Nevada, foram em grande parte cobertos por agências federais.

O Serviço Florestal americano gastou cerca de 1,3 bilhão no combate a incêndios, e está se aproximando de seu recorde de 1,6 bilhão de 2002. Setembro é um dos piores meses do ano quanto a incêndios na Califórnia.

Cerca de 36.000 km2 foram queimados em todo o país desde o início de 2015, um ano que pode se tornar a pior em termos de incêndios e dinheiro investidos em seu combate.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação