Mundo

Governo catalão disposto a pactar referendo em vez de secessão unilateral

Carta foi enviada à embaixadas estrangeiras numa tentativa de buscar o reconhecimento da independência

Agência France-Presse
postado em 18/09/2015 09:09
Barcelona, Espanha - O governo regional da Catalunha ainda tem esperanças de que Madri permita o referendo sobre a independência desta região, segundo uma carta publicada nesta sexta-feira (18/9), a poucos dias de eleições apresentadas como um plebiscito sobre a secessão.

[SAIBAMAIS]Nesta carta enviada a diferentes embaixadas estrangeiras, publicada na imprensa espanhola e confirmada à Agência France Presse (AFP) por fontes diplomáticas, o governo dirigido pelo independentista Artur Mas explica seu posicionamento ante a eleições de 27 de setembro que podem desencadear um processo de secessão de 18 meses.

"Se houver maioria a favor dos partidos independentistas, o novo Parlamento catalão irá dispor de um mandato legal e político para colocar em prática o mapa do caminho em direção à independência", afirma este texto. "O mapa do caminho expressa a esperança de que o Estado espanhol ainda permita a realização de um referendo sobre a independência", acrescenta o documento.

Os independentistas se apresentam em dois partidos para estas eleições, a coalizão Junts pel Sí (Juntos pelo Sim), que vai da centro-direita à esquerda radical, e a esquerda anticapitalista CUP. A maioria das pesquisas preveem que não superarão 50% dos votos, mas podem obter uma maioria absoluta no Parlamento regional que, segundo Mas, seria suficiente para lançar seu processo de secessão.



No documento, o vigésimo deste estilo enviado pelo governo regional a embaixadas estrangeiras, as autoridades catalãs denunciam que o executivo espanhol "ameaçou atacar a língua própria e negou um acordo fiscal justo" e "vetou a celebração de uma consulta não vinculante" sobre a independência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação