Mundo

EUA dispostos a aprovar ataques russos na Síria se forem apenas contra o EI

Kerry discursava no Conselho de Segurança da ONU horas após jatos russos atacarem alvos na Síria

Agência France-Presse
postado em 30/09/2015 13:58
Kerry discursava no Conselho de Segurança da ONU horas após jatos russos atacarem alvos na Síria
Os Estados Unidos não se opõem a ataques aéreos russos na Síria se tiverem como alvo o grupo Estado Islâmico, mas o grupo jihadista só será vencido se o presidente sírio Bashar al-Assad deixar o poder, declarou nesta quarta-feira (30/9) o secretário de Estado americano, John Kerry.

Kerry discursava no Conselho de Segurança da ONU horas após jatos russos atacarem alvos na Síria, aparentemente em apoio à batalha de Assad para permanecer no poder em Damasco. "Se as ações recentes da Rússia e aquelas agora em andamento refletirem um compromisso genuíno para derrotar esta organização (EI), então estamos preparados para acolher esses esforços", disse Kerry.

As forças americanas, acrescentou, estão prontas para se coordenar com as forças russas - se comunicar para evitar encontros acidentais no campo de batalha - "aumentando, assim, a pressão militar sobre o EI". "Mas não devemos confundir e não confundiremos em nossa luta contra o EI com um apoio a Assad", insistiu.

"Além disso, temos que deixar claro que teríamos grandes preocupações se a Rússia atacasse áreas onde o EI ou grupos próximos à Al-Qaeda não estão operando", declarou. "Ataques deste tipo questionariam as verdadeiras intenções da Rússia em combater o EI ou proteger o regime de Assad", alertou.


Segundo ele, o El não poderá ser vencido se Assad permanecer no poder. Os primeiros relatos de ataques da Rússia nesta quarta-feira sugeriram que atingiram áreas onde outros grupos de oposição, encarados pelos Estados Unidos e por seus aliados como moderados, estavam combatendo as forças de Assad. "Informamos a Rússia que estamos preparados para realizar estas conversas o quanto antes. Esta semana", disse Kerry.

"Mas deixem-me ser claro, os Estados Unidos e a coalizão continuarão com as operações aéreas em andamento como temos feito desde o início", disse, referindo-se à campanha liderada pelos Estados Unidos. "Realizamos uma série de ataques contra alvos do EI na Síria nas últimas 24 horas (...) e estes ataques vão continuar".

Posteriormente, a Casa Branca informou que era muito cedo para dizer quais alvos na Síria foram atacados pela Rússia. Segundo o porta-voz Josh Earnest, é "muito cedo para dizer qual alvo eles estavam visando e quais alvos foram atingidos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação