Mundo

Número de iranianos mortos na peregrinação à Meca chega a 464

O governo iraniano não prevê mudanças significativas no balanço porque os desaparecidos foram considerados mortos

Agência Estado
postado em 01/10/2015 09:57
Teerã, Irã - O número de iranianos mortos no tumulto de Mina, perto de Meca, subiu de 241 a 464, anunciou o comitê do Irã que organiza a peregrinação anual (hajj) uma semana depois da tragédia.

[SAIBAMAIS]"Sete dias depois deste trágico acidente de uma busca sem pausa, o número de peregrinos iranianos que ascenderam ao paraíso enquanto cumpriam os rituais do hajj em Mina é de 464", afiram o comitê em um comunicado.

A nota afirma que as autoridades realizaram buscas em "todos os hospitais e centros médicos de Meca, Jidá, Taef, Mina e Arafat". O governo iraniano não prevê mudanças significativas no balanço porque os desaparecidos foram considerados mortos.

O ministro da Saúde do Irã, Hasan Hashemi, que está na Arábia Saudita, anunciou um acordo com o colega saudita, Khaled al-Faleh, para repatriar "o mais rápido possível" os corpos dos peregrinos iranianos.

"As duas partes concordaram com a repatriação o mais rápido possível dos corpos dos iranianos identificados", informou a agência oficial SPA.



Na quarta-feira (30/9), o guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o "governo iraniano não cumpre com seu dever no que diz respeito à repatriação dos corpos" e ameaçou com uma "reação dura" caso o problema não fosse solucionado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação