Mundo

Agência europeia pede reforço para administrar a pressão migratória

Quase 630.000 imigrantes e refugiados entraram na Europa desde o início do ano, o maior número desde o fim da Segunda Guerra Mundial

Agência France-Presse
postado em 05/10/2015 10:22
Varsóvia, Polónia - A agência europeia de vigilância de fronteira Frontex pediu aos países membros da União Europeia (UE) que disponibilizem 775 guardas adicionais para "administrar a pressão migratória".

"Os novos guardas de fronteira deverão reforçar com prioridade as equipes na Grécia e na Sicília (Itália) responsáveis por registrar os recém chegados, mas uma parte será enviada para as fronteiras terrestres da UE", explicou à AFP Eva Moncure, porta-voz da Frontex.

Quase 630.000 imigrantes e refugiados entraram na Europa desde o início do ano, o maior número desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Nunca antes a Frontex havia solicitado um número tão elevado de guardas de fronteira", afirma um comunicado da agência.

Com o reforço, o número de agentes mobilizados em terra será multiplicado por seis, até 920.

A agência dispõe ainda de 300 membros distribuídos em embarcações que patrulham as costas gregas e outros 400 que vigiam as áreas próximas às costas italianas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação