Mundo

Separatistas do leste de Ucrânia adiam as eleições locais

As eleições foram discutidos na reunião de cúpula que reuniu em Paris os presidentes da França, Ucrânia e Rússia

Agência France-Presse
postado em 06/10/2015 10:42
Os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia anunciaram nesta terça-feira (6/10) o adiamento das eleições locais em 2016, após pedidos dos europeus. "Anunciamos o acordo das duas repúblicas autoproclamadas para adiar as eleições previstas para 18 de outubro e 1; de novembro para o ano que vem", anunciaram os representantes dos territórios em um comunicado conjunto.

A Ucrânia e os países ocidentais exigiam o anulação das eleições, que os rebeldes pretendiam organizar segundo suas próprias regras.

As eleições foram discutidos na sexta-feira passada na reunião de cúpula que reuniu em Paris os presidentes da França, Ucrânia e Rússia - François Hollande, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, respectivamente - e a chanceler alemã, Angela Merkel.



Ao término da cúpula, Hollande disse que as eleições deveriam ser canceladas. Putin, que viajou a Paris sem fazer declarações, afirmou na reunião "não poderia falar" em nome dos rebeldes, mas que havia prometido conversar com eles sobre o tema, segundo seu porta-voz Dmitri Peskov.

O conflito armado na Ucrânia, ex-república soviética situada na fronteira com países da União Europeia, causou a morte de mais de 8.000 pessoas desde abril de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação