Mundo

Justiça espanhola cassa passaporte de ex-diretor do FMI Rodrigo Rato

O ex-diretor é investigado na Espanha por fraude fiscal, lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Agência France-Presse
postado em 06/10/2015 15:02
Madri, Espanha - O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Rodrigo Rato, investigado na Espanha por fraude fiscal, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, teve seu passaporte cassado por um juiz, informou uma fonte judicial.

Após três horas de interrogatório em Madri, foi libertado sob controle judicial e poderá viajar apenas para países europeus por decisão do juiz Antonio Serrano-Arnal, que cassou seu passaporte.



Ministro da economia espanhol entre 1996 e 2004, durante os governos do conservador José María Aznar, e ex-membro do Partido Popular (PP, direita), Rato é agora um dos principais símbolos da corrupção das elites políticas e econômicas espanholas.

Os novos partidos - o antiliberal Podemos e o centrista Ciudadanos - não param de denunciar a multiplicação de casos de corrupção a medida que se aproximam as eleições legislativas de 20 de dezembro, nas quais Mariano Rajoy, do PP, tenta uma reeleição como chefe do executivo.

Rato foi brevemente detido em abril, durante uma ação de busca e apreensão na sua casa e escritório, e voltou às manchetes dos jornais em agosto quando o ministro do Interior, Jorge Ferdández Días, teve que justificar ante uma comissão parlamentar o motivo de ter recebido o acusado em uma reunião privada em seu escritório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação