Mundo

EUA: falta 'muito trabalho' para melhorar relação com Venezuela

Revelação foi feita pelo porta-voz do departamento americano de Estado, John Kirby

postado em 07/10/2015 22:25
Os Estados Unidos avaliaram, nesta quarta-feira (7/7), que falta "muito trabalho" para regularizar os laços diplomáticos com a Venezuela, após semanas de tensão bilateral, revelou o porta-voz do departamento americano de Estado John Kirby.

Leia mais notícias em Mundo

"É uma relação complicada diante de uma democracia imperfeita e, obviamente, queremos ajudar a ver esta relação melhorar", disse Kirby, usando a mesma qualificação do secretario de Estado, John Kerry, sobre o sistema político venezuelano. "Acreditamos que há muito trabalho para se fazer" neste sentido.

Kirby reconheceu que a Venezuela "obteve avanços em certos aspectos de governança", mas que "restam progressos a se fazer e gostaríamos de vê-los fazer". "Espero completamente que o diálogo continue".

A relação entre os dois países, que não têm embaixadores em Caracas e Washington desde 2010, sofreu mais um revés em março passado, quando o presidente americano, Barack Obama, firmou um decreto qualificando a Venezuela de "ameaça" e sancionando sete funcionários do governo venezuelano por abuso dos direitos humanos.

Em meados do ano, Washington e Caracas iniciaram conversações para uma reaproximação diplomática, mas a tensão voltou após as críticas de Kerry à pena de quase 14 anos de prisão contra o líder opositor venezuelano Leopoldo López, condenado por promover a violência nos protestos contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em 2014.

Esta semana, Maduro acusou Kerry de "abuso" e interferência por suas críticas ao sistema político venezuelano.

Maduro afirma que existe uma "conspiração" a partir dos Estados Unidos, com a participação da oposição venezuelana, para desestabilizar seu governo diante das eleições legislativas de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação