Mundo

Herói americano de ataque a trem francês é esfaqueado na Califórnia

Os suspeitos do ataque são dois adultos asiáticos que estavam de camiseta e jeans

Agência France-Presse
postado em 08/10/2015 19:55

Los Angeles, Estados Unidos - Um dos três americanos que ajudou a impedir o ataque terrorista em um trem de passageiros em Paris, Spencer Stone, foi esfaqueado diversas vezes nesta quarta-feira à tarde em Sacramento, na Califórnia, e está internado - informou a imprensa local.

Apesar dos ferimentos "sérios", Stone não corre risco de vida, declarou a Polícia, acrescentando que, aparentemente, o rapaz intercedeu para proteger uma mulher.

Uma fonte ligada à investigação contou à AFP que o incidente aconteceu na saída do bar e que o jovem soldado estava cercado de amigos em estado de embriaguez. Não foi informado se Stone estava bêbado.

Leia mais notícias em Mundo

Os suspeitos do ataque são dois adultos asiáticos que estavam de camiseta e jeans.

"Trata-se de um incidente lamentável entre pessoas que aproveitavam a vida noturna em Sacramento", disse o xerife adjunto da cidade, Ken Bernard, em entrevista coletiva.

Bernard ressaltou que "não é um caso de terrorismo ligado, de forma alguma, ao que aconteceu na França", em agosto, quando Stone e outras pessoas conseguiram impedir o ataque de um extremista armado no trem Thalys.

A Força Aérea, à qual pertence Stone, confirmou que o jovem, de 23 anos, foi ferido e transportado para o hospital.

"Seu estado de saúde é estável", indicou um porta-voz da US Air Force, tenente coronel Christopher Karns. "A investigação foi confiada aos serviços da polícia local", acrescentou.

A Polícia de Sacramento informou ainda que recebeu uma chamada de emergência, à 0h46 (4h46 em Brasília).

Segundo as autoridades, Stone estava acompanhado de quatro pessoas - três mulheres e um homem. Uma discussão iniciada no bar continuou "na rua (...) onde se transformou em violência física", explicou Bernard.

"Uma jovem estava sendo assediada, e ele (Stone) se envolveu", disse à AFP uma fonte próxima à investigação, que pediu para não ser identificada.

Um dos agressores sacou uma faca e enterrou repetidamente em Stone, acrescentou a mesma fonte.

"Foi apunhalado várias vezes", declarou a Polícia, acrescentando que ninguém foi preso.

Em 21 de agosto passado, o marroquino Ayub El Khazzani, de 25 anos, que carregava um fuzil com nove carregadores, pretendia abrir fogo em um trem de alta velocidade que viajava entre Amsterdã e Paris. Ele foi desarmado por Stone junto com outros dois americanos, Anthony Sadler e Alek Skarlatos, e um britânico, Anthony Sadler.

Stone foi promovido a sargento e recebeu em setembro a medalha do Aviador, a maior distinção concedida a um membro da Força Aérea "por ato de coragem fora de situação de combate". Também recebeu a Coração Púrpura, que recompensa os soldados feridos em combate.

Ele ficou ferido durante a intervenção contra o marroquino.

Os quatro também foram condecorados na França com a Legião de Honra, a maior outorgada pelo país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação