Mundo

Confrontos com soldados israelenses deixam 5 palestinos mortos em Gaza

Estes são os primeiros palestinos mortos na Faixa de Gaza desde o início da escalada de violência entre palestinos e israelenses

Agência France-Presse
postado em 09/10/2015 11:12
Manifestante palestino é socorrido depois de ter sido ferido durante confrontos com as forças de segurança israelenses
Cinco palestinos foram mortos nesta sexta-feira (9/10) por disparos israelenses na Faixa de Gaza, na fronteira com Israel, informaram os serviços de segurança. Estes são os primeiros palestinos mortos na Faixa de Gaza desde o início da escalada de violência entre palestinos e israelenses em 1o. de outubro.

Em Afula, norte de Israel, uma mulher ficou ferida por disparos depois de tentar esfaquear um guarda de segurança na entrada da estação de ônibus da cidade. O guarda disparou contra a agressora, ferindo-a com gravidade, informou a polícia, que não proporcionou informações sobre identidade da mulher.

Um palestino também feriu levemente com uma faca um policial israelense nesta sexta-feira perto de uma colônia israelense da Cisjordânia ocupada e foi abatido, indicou a polícia. Antes, um adolescente judeu de 16 anos ficou levemente ferido em um novo ataque com faca em Jerusalém, indicou a polícia israelense, que deteve um suspeito palestino de 18 anos.



Mais cedo, um judeu esfaqueou quatro homens - árabes israelenses ou palestinos - na cidade de Dimona (sul de Israel) antes de ser detido. É o primeiro ataque com faca cometido por um judeu contra árabes israelenses ou palestinos desde o início, no sábado, de uma onda de agressões similares contra israelenses.

A polícia israelense informou sobre quatro árabes feridos, uma terminologia com a qual pode se referir tanto a árabes israelenses quanto a palestinos. Em plena escalada de violência na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, os árabes israelenses, 17,5% da população de Israel, começaram nos últimos dias a protestar em favor dos palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação