Mundo

Pentágono reduzirá programa de treinamento de rebeldes sírios

A mudança de tática pode ser interpretada como um reconhecimento tácito de que o programa do Pentágono de 500 milhões de dólares fracassou

Agência France-Presse
postado em 09/10/2015 12:44
Os Estados Unidos vão acabar com a preparação de unidades de rebeldes sírios para lutar contra o grupo Estado Islâmico e, em seu lugar, se concentrarão no treinamento e provisão de armas a líderes veteranos, informou um oficial da Defesa nesta sexta-feira (9/10).

"No modelo anterior estávamos treinando unidades de infantaria. Agora estamos mudando para um modelo que produzirá uma maior capacidade militar de combate", explicou o oficial. Segundo a fonte, o novo plano será iniciado em alguns dias.

[SAIBAMAIS]A mudança de tática pode ser interpretada como um reconhecimento tácito de que o programa do Pentágono de 500 milhões de dólares para treinar os rebeldes sírios moderados fracassou.

Dois pequenos grupos de rebeldes formados e armados pelos Estados Unidos entraram na Síria este ano através da Turquia, mas um deles se desintegrou depois de ser atacado e o outro entregou grande parte de seu equipamento à Al-Qaeda.

Mas o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, disse que o programa de treinamento é apenas parte do esforço americano, recordando que também foram armados grupos no interior da Síria, como as forças curdas que defendem a cidade fronteiriça de Kobane.



O secretário da Defesa, Ashton Carter, afirmou mais cedo que o presidente Barack Obama aprovou inúmeras mudanças no programa de treinamento e equipamento dos rebeldes sírios moderados. "Idealizamos vários enfoques quanto à ajuda aos rebeldes", afirmou Carter em uma coletiva conjunta com seu colega britânico Michael Fallon.

O governo americano anunciou em janeiro um programa de treinamento dos rebeldes sírios no valor de 500 milhões de dólares para dar apoio a sua luta contra a organização Estado Islâmico.

Mas o programa não se traduziu numa força de paz capaz de realizar seus objetivos. Em julho, o primeiro grupo treinado foi atacado pela Al Nosra. Um membro da unidade morreu, um foi capturado e de outros 18 nada se sabe.

O funcionário do Pentágono, falando sob anonimato, afirmou que o programa sofreria uma orientação para melhor a efetividade dos rebeldes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação