Mundo

Egito assina acordo para comprar dois navios de guerra Mistral franceses

Este é o segundo acordo militar entre os dois países este ano

Agência France-Presse
postado em 10/10/2015 12:33

O Egito assinou neste sábado (10/10) um contrato para comprar dois navios de guerra franceses Mistral, cuja venda à Rússia foi cancelada em Paris devido à crise na Ucrânia, informou um membro da delegação que acompanha o primeiro-ministro Manuel Valls em visita ao Cairo.

O presidente francês, François Hollande, havia anunciado no dia 23 de setembro que havia acordado esta venda com seu colega egípcio Abdel Fattah al-Sissi.

É o segundo contrato militar de importância durante o ano entre França e Egito, um país que Hollande considera como sócio estratégico.

Leia mais notícias em Mundo

O governo egípcio pagará 950 milhões de euros pelos navios, com uma significativa ajuda financeira saudita, segundo fontes francesas.

Os dois navios, que podem cada um transportar até 16 helicópteros, quatro veículos de transporte e 13 tanques, foram originalmente em 2011 uma encomenda russa no valor de 1,2 bilhão de euros.

A França teve, no entanto, que cancelar a venda em 2014 diante da anexação russa da Crimeia e do apoio aos separatistas no leste da Ucrânia.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação